quarta-feira, 16 de julho de 2014

recomendo!: Fim

Passei muito tempo sem escrever nenhuma resenha porque não me restou tempo pra parar e escrever sobre um determinado livro. Tive que passar por todo o processo de mudança de país, adaptação e ainda tem o superbônus escola, que exige muito de mim. Bem, agora, com quatro meses e pouquinhos na Alemanha, tenho tempo pra respirar e soltar minhas opiniões sobre o que leio. (férias te amo <3)
Desde que cheguei, li dois livros e reli um. Li Vendedor de Sonhos e Fim, reli Extraordinário. Vendedor de sonhos é MARAVILHOSO e mudou totalmente a forma que eu enxergava determinadas coisas; Fim é o que eu citarei aqui no post; e Extraordinário é o meu livro favorito, não só pelo Auggie ser um lindo, mas pelo livro ter sido um presente maravilhoso e ter tido uma história maravilhosa até chegar em minhas mãos. (objetos com histórias <3<3)




Fim é um livro escrito por Fernanda Torres, aquela conhecida e cômica atriz que atua em Entre tapas e beijos, sabe? Pois é. E, surpreendentemente, a mulher sabe fazer maravilhas tanto na atuação quanto na escrita. Fernanda segue seu livro numa criatividade surpreendente, usa palavreados sem "papas na língua", faz uma linha cronológica diferente e que vai de acordo com a ideia da estória do livro, além do próprio ser dividido em diferentes narrações entre os personagens. (Livros com diferentes narrações e pontos de vista me conquistam! <3).


O que eu mais gostei em Fim foi o modo engraçado e sincero na forma em que ele foi narrado. Os personagens narrados fazem parte de um mesmo grupo de amigos e contam suas vidas, do início ao fim, dando detalhes sobre casamentos, traições, suas mulheres e filhos. Mesmo com a ordem cronológica ao contrário, o livro não ficou confuso, muito pelo contrário: ele se tornou ainda mais envolvente.
O leitor já sabe o que vai acontecer com o personagem no fim: a morte. Ok. Mas quantas histórias e quantos segredos esconde cada um deles? Isso é algo pra se pensar na sua própria vida. Pensa na sua avó, por exemplo. Quantos momentos inesquecíveis e intensos ela deve ter vivido até chegar a morte? Todo ser humano tem uma história. Saber contá-la é o que a tornará interessante ou não.
As determinadas histórias dos personagens que se entrelaçam mostram MUITO da comicidade/surpresa da vida - e que se aplicam muito bem na vida real. O mais daora do livro são as coisas que nós conseguimos identificar no nosso dia a dia ou das histórias que ouvimos por aí. Um exemplo: tal pessoa cuidava muito de sua saúde e morreu "cedo". Por que? Ninguém sabe.

Não quero ficar contando demais do livro. Recomendo MUITO, principalmente por ser de uma escritora brasileira - o que enriquece ainda mais nosso vocabulário. É uma leitura que faz pensar na vida de uma forma cômica e divertida. Uma leitura leve e gostosa. Fácil de devorar em, sei lá, três dias.


[ aproveitando pra falar que tô atualizando o tumblr, hein! sigam lá, bonitos. :) ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário